MANIFESTO
O desenvolvimento da inteligência emocional é a chave do sucesso e da felicidade, por isso acreditamos na importância:
Da união da família e da escola, para um desenvolvimento infantil saudável;
Da ética na relação consigo próprio e com o outro, de forma a construir uma cultura de paz e de não-violência;
Do respeito pela liberdade e pela individualidade de cada criança, como condição fundamental para o seu desenvolvimento saudável;
Da inclusividade, do respeito pela diversidade, pela multiculturalidade e pela interculturalidade;
Da conservação do planeta, do respeito pelo meio ambiente e pela natureza.
São estes os valores que nos movem
MISSÃO
Consciencializar
Sobre a importância das competências sócioemocionais para a educação do Séc. XXI.
VISÃO
Desenvolver a brincar
Diversão para as crianças hoje. Adultos confiantes, felizes e emocionalmente saudáveis, amanhã.
400
Profissionais formados pelo Método Kula
2.500
Crianças beneficiadas pelo Método Kula
DRA. MARTA DE FREITAS
Reconhecida pela sua paixão à psicologia e ao constante desejo de aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Como membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, é a mente por trás dos jogos pedagógicos Kula, resultado de uma formação académica sólida e empenhada.
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA, prosseguiu os estudos com uma Pós-graduação em Psicologia Escolar e Educacional, estando agora focada no doutoramento em Psicologia na Universidade Europeia. Além disso, especializou-se em Psiconeuroimunologia e nutrição ortomolecular.
Formadora certificada do método Kula, tem um carinho especial pela área da educação e investigação, com especial enfoque na inteligência e regulação emocional.
Realiza consultas de Avaliação e Acompanhamento Psicológico, Aconselhamento Psicológico Parental e Psicoterapia, presencial ou online, procurando contribuir para o bem-estar dos seus pacientes.
Paralelamente, facilita grupos de psicoterapia somática centrada no mindfulness, acreditando no poder transformador dessa prática para promover equilíbrio emocional e mental.
O seu compromisso é criar um ambiente de apoio empático e profissional, onde cada indivíduo se sinta compreendido e acompanhado no seu processo de desenvolvimento pessoal e emocional. É uma fonte de grande orgulho e satisfação participar na jornada de crescimento e autoconhecimento dos seus pacientes.
ENTREVISTA COM MARTA DE FREITAS
Porquê a área da educação?
Em 2006, quando decidi estudar psicologia clínica, já sabia da minha grande paixão pela área do desenvolvimento infantil, e foi precisamente aí que dei os primeiros passos enquanto profissional. O que eu ainda não tinha consciência, era que intervir na área da educação, seria fundamental para o sucesso de qualquer intervenção terapêutica com crianças e jovens, pois trabalhar apenas o contexto pessoal e familiar, não era suficiente. Rapidamente me deparei com escolas obsoletas, com métodos de ensino pouco eficientes e acima de tudo, com muitas crianças infelizes e desmotivadas para a aprendizagem. Foram dezenas de escolas públicas, centenas de acompanhamentos e avaliações psicológicas em contexto escolar, muitos professores desacompanhados e desgastados, auxiliares de ação educativa inoperacionais, e pais de costas voltadas com o sistema educativo. Mergulhei ainda mais fundo, quando aceitei o convite para desenvolver um projeto de competências sócioemocionais no âmbito de um PIEF, com crianças entre os 12 e os 15 anos. Tudo em mim gritava “necessidade de mudança”. Mas como intervir num contexto tão problemático e desfavorecido, com dois critérios de participação base: crianças sinalizadas pela CPCJ e que tivessem reprovado pelo menos três anos letivos? Só havia uma resposta: a brincar
Como surgiu o método Kula?
“Ao longo desse ano, criei, desenvolvi e testei o jogo terapêutico Kula, como ferramenta principal do programa. Este seria o meu primeiro contributo para uma sociedade mais pacífica e empoderada. Surpreendentemente, este jogo teve uma adesão extraordinária, e o projeto ganhou vida própria, tal como uma criança que saboreia a liberdade ao dar os seus primeiros passos. Seguiram-se formações a professores do 1º ciclo, implementação do programa em sala de aula, sessões de intravisão mensais, resultados acima das expectativas, e acima de tudo, muitos sorrisos.”
Quais os planos para o futuro?
“Hoje, sento-me e agradeço porque o primeiro desafio desta longa viagem foi cumprido, com muitas dificuldades e pedras no caminho, mas com um sucesso inegável. Agora é altura de reabastecer para continuar, a vontade não basta e o conhecimento é a única opção. Avizinham-se muitas novidades este ano, mas que ainda não posso revelar.”
CONSULTORIA EM CONTEXTO EDUCATIVO
Este processo é dividido em 4 etapas: entrada, diagnóstico, implementação e retirada, tendo por base uma metodologia colaborativa e cooperativa.
A consultoria permite fazer a análise e identificação dos desafios e das necessidades educativas, auxiliando na implementação do Programa de Competências Socioemocionais Kula, através de:
- Formação Kula de docentes e técnicos educativos;
- Acompanhamento em sala de aula;
- Desenvolvimento de actividades de envolvimento parental;
- Reuniões mensais de intravisão para professores;
- Avaliação pré e pós programa, através de escalas psicométricas.
CONSULTAS DE PSICOLOGIA CLÍNICA E ACONSELHAMENTO PARENTAL
Acreditamos que a tarefa mais difícil do mundo é educar uma criança, e a forma como o fazemos é influenciada pela nossa história, pelas nossas crenças e dificuldades. A consulta de psicologia clínica e aconselhamento psicológico parental tem como objetivo promover a melhoria da relação entre pais e filhos, e consequentemente da dinâmica familiar.
Provemos uma estratégia de apoio destinada a pais, mães e outros responsáveis pela educação de crianças e adolescentes. Procuramos esclarecer dúvidas relativas a situações específicas ou genéricas, apresentar estratégias de intervenção, além de incentivar a tomada de decisão. O objetivo é trazer consciência e segurança na tomada de decisão relativamente ao desenvolvimento da criança, e em situações como:
• Estabelecer regras/limites;
• Dificuldades de comunicação/gestão de conflitos;
• Separação/divórcio/adoção;
• Alimentação/sono;
• Enurese/encoprese;
• Comportamentos de risco: sexualidade, consumo de substâncias, utilização segura da internet e dos videojogos.
No âmbito das consultas de psicologia clínica da criança e do adolescente, é realizada a avaliação psicológica e o posterior acompanhamento, em situações como:
• Perturbações de Ansiedade (Ansiedade de Separação, Fobias, Medos, entre outros)
• Perturbações de Eliminação (enurese, encoprese)
• Perturbações de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
• Perturbações de Humor (Depressão, transtorno bipolar, etc.).
• Perturbações do Comportamento
• Perturbações do Desenvolvimento
• Perturbações do Sono
• Problemas escolares: dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento interpessoal, dificuldades de adaptação escolar, baixo rendimento escolar, ansiedade face às avaliações, absentismo e insucesso escolar.
• Orientação vocacional e profissional