Kula® nas Escolas

Quais são os objectivos?

Os estudos mais recentes apontam para o aumento dos distúrbios mentais infantis nas áreas do défice de atenção, dificuldade de concentração, e incapacidade de lidar com a frustração e com situações desafiantes, pelo que os pais têm vindo a procurar serviços e produtos para prevenir este tipo de problemáticas, como para intervir na crise.

Queremos contribuir para a diminuição do insucesso escolar e aumentar o rendimento através de estratégias que permitem reduzir a ansiedade, aumentando os níveis de concentração e motivação para a aprendizagem. Juntamente com ferramentas de gestão emocional, pretendemos fomentar a comunicação entre a família e a escola, assim como o seu intercâmbio de experiências.

A importância das competências socioemocionais na adaptação escolar

As crianças que apresentam dificuldades de adaptação, quer na relação da díade professor-aluno, quer na relação com os seus pares, correm um maior risco de experimentarem problemas académicos, sociais e emocionais que podem conduzir à delinquência e à agressividade.       

Formas positivas de comportamento social podem levar a um ambiente mais harmonioso em sala de aula, o que proporciona uma melhor aprendizagem. Da mesma forma, relações interpessoais positivas com professores e pares podem motivar e apoiar o desenvolvimento de competências intelectuais (Wentzel, 2003 cit. in Rocha, 2008).